4 de novembro de 2010

Conheça o benefício Assistência Odontológica


  • As operadoras de assistência odontológica devem estar registradas na ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).
  • Existe um rol mínimo de procedimentos, estabelecido na lei, que deve ser coberto pelas operadoras. Os procedimentos cobrem tratamentos típicos relativos à saúde bucal, incluindo prevenção (por exemplo, fluoretação em dentes de leite), urgências e emergências. Algumas operadoras oferecem alguns tratamentos além do mínimo exigido.
  • Os planos chamados básicos não cobrem procedimentos de ortodontia, radiografias tipo panorâmicas e próteses. Esses tratamentos são disponíveis em planos de padrão mais elevado.
  • As operadoras não possuem rede própria de atendimento. Este é feito apenas por dentistas credenciados. Cabe à operadora padronizar os procedimentos, avaliar e autorizar a execução do tratamento. O profissional é remunerado através de uma tabela de preços definida pela operadora.
  • Em geral, o custo dos planos odontológicos empresariais é bastante menor que o de planos de assistência médica, girando ao redor de R$ 15,00/ vida/ mês para empresas de médio e grande porte. Com isso, é possível que a parte paga pela empresa seja pequena ou zero, arcando o funcionário com o valor integral da mensalidade.
  • Em geral não há carências para planos odontológicos. Os riscos de excesso de utilização são baixos, já que o controle e prazos de tratamento são controlados através da liberação ao dentista pela operadora.
  • Na troca de operadora, grande parte dos tratamentos de maior porte já foram feitos pela operadora anterior. Com isso, os riscos para a nova operadora são muito menores. Essa característica pode ser utilizada pelas empresas contratantes como arma de negociação por menores preços.
  • Na medida em que os tratamentos são sempre prestados por profissionais autônomos, não há variações significativas na qualidade dos serviços oferecidos pelas diversas operadoras de mercado. O diferencial entre operadoras é obtido pelo bom relacionamento entre estas e os dentistas credenciados.
  • Existem operadoras de assistência odontológica ligadas a grupos de operadoras de assistência médica: é importante verificar as oportunidades comerciais de compras “casadas”, ou seja, obter das operadoras descontos na odontologia se a empresa possui assistência médica com empresa do mesmo grupo.
  • Além do aspecto de prevenção e saúde geral de seus trabalhadores, empresas que desenvolvam atividades reguladas pela ANVISA (Vigilância Sanitária) devem considerar a contratação de assistência odontológica, considerando as exigências daquele órgão quanto à saúde de funcionários, já que cáries e alguns tipos de afecções bucais são considerados focos infecciosos contaminantes para alimentos e medicamentos, devendo ser tratados imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário