16 de agosto de 2011

O valor do “Muito Obrigado” – Cientificamente comprovado

                                               Tommaso Russo

-Posso te pedir um favorzinho rápido?  -Você pode me ajudar com esse computador, já que você entende tanto de informática? – Pode, por favor, puxar essa ligação para mim?
 Alguém já falou desse jeito com você? Qual foi sua reação? Você ajudou a quem te pediu? Se você ajudou, você recebeu um “muito obrigado” como resposta? Ou a pessoa simplesmente aceitou sua ajuda e foi embora sem nada dizer? Como isso mudou sua vontade de prestar um favor de novo no futuro?
Nesse aspecto, cientistas realizaram uma série de estudos, comprovando que um simples “obrigado” aumenta a disposição de uma pessoa em ajudar alguém em 100%.
 A força de um simples agradecimento
 A psicologia positiva (*) diz que temos dentro de nós o poder de gerar atitudes positivas sempre que quisermos. Podemos escolher nossos comportamentos que não só nos afetam pessoalmente, mas também a todos aqueles à nossa volta.
 Qual é o impacto de efetivamente expressar nossa gratidão a alguém?
 Estudos sugerem que o fato de sermos gratos a alguém pode melhorar nosso bem-estar,  saúde, reforçar laços sociais, produzir em nós estados emocionais positivos e ajudar a lidar com as fases difíceis da vida.
Mas também, dizemos obrigado a outra pessoa para demonstrar que valorizamos o que ela fez por nós e, talvez, motivá-la a ajudar-nos de novo no futuro.
 - Se você pelo menos me agradecesse pelo favor que fiz, eu faria isso de novo sem pensar. É obvio. No entanto, muitos líderes e chefias ainda se negam a fazê-lo no ambiente de trabalho, justificando que é para isso que as pessoas recebem salário e isso basta como agradecimento.
 Que valor eu tenho para a empresa?
 De uma maneira ainda mais interessante, os pesquisadores descobriram que as razões pelas quais as pessoas querem ser reconhecidas não são fruto de egoísmo. Não é “Por favor, repare que eu existo”, mas sim “Ainda bem que você gostou, eu achei que estava te atrapalhando”.
 As experiências mostraram que as pessoas ajudavam outras não apenas por sentirem-se bem com isso ou porque aumenta sua autoestima, mas sim porque gostavam de sentirem-se necessárias e mais valorizadas socialmente, quando recebiam em troca um agradecimento.
 Esse sentimento de valorização social supera outros fatores que, normalmente, não nos estimula a ajudar mais. Muitas vezes não temos certeza se as pessoas querem nossa ajuda – sabemos que, às vezes, pedir ajuda a alguém tem um sabor de fracasso. O fato de agradecer sinaliza que a ajuda recebida foi valiosa e que pode ser repetida.
 Assim, as pessoas devem ser reconhecidas para que saibam que o que estão fazendo é valorizado, especialmente quando ajudam alguém. Isso tem ramificações importantes quando está se buscando um ambiente de trabalho em equipe e colaboração mútua.
 Devemos encorajar colegas de trabalho a agradecer uns aos outros por suas contribuições e ajuda. É notável o impacto dessa atitude na construção de um verdadeiro espírito de equipe na organização.
  (*) O objetivo da Psicologia Positiva é promover uma vida melhor, mais enriquecedora, mais divertida e prazerosa – e não tratar apenas de distúrbios emocionais e mentais.

Artigo adaptado de The Value of “Thank You” – Proven Scientically de Derek Irvine. Para consultar o original em inglês, use o link: http://www.compensationcafe.com/2010/10/the-value-of-thank-you-proven-scientifically.html. Nesse artigo são disponíveis referências sobre a pesquisa citada, bem como observações sobre a Psicologia Positiva.

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