Tommaso Russo
Nunca as questões ligadas à confiança das pessoas em outras pessoas estiveram tão presentes na mídia nacional e internacional, em reportagens ligadas a governos, políticos e grandes empresas. Recente pesquisa publicada nos EUA procurou relacionar o grau de confiança dos colaboradores em suas lideranças. A falta de confiança na empresa e em seus líderes causa efeitos nas organizações?
Quando se trata de liderança, confiança é a disposição de um colaborador arriscar-se por um líder com a expectativa que, em troca, este se comporte de uma maneira esperada (reconhecimento, possibilidade de crescimento, orientação, etc.). Por exemplo, um colaborador pode arriscar permanecer em uma organização em má situação financeira, esperando que as lideranças consigam superar os problemas e, assim, colocá-la no caminho do crescimento e perpetuação. Essa decisão requer extrema confiança das pessoas na liderança.
No entanto, a pesquisa mostrou que 28% dos colaboradores não confiam em suas lideranças e que 24% estão indecisos sobre isso.
Foi observado também que a integridade (honestidade e respeito aos valores da empresa) e a benevolência (isto é, tratar os colaboradores de maneira justa e humana) são mais importantes que a capacidade técnicas das lideranças.
O aspecto mais explosivo detetado foi que colaboradores que perderam a confiança em seus líderes são 4 vezes mais propensos a considerar seriamente deixar a empresa a curto prazo.
A confiança também afeta o absenteísmo e os afastamentos por doenças. Colaboradores que não confiam em suas lideranças são 5 vezes mais propensos a apresentar problemas graves de stress e suas consequências.
A pesquisa também indicou que a confiança na liderança parece decrescer com a faixa etária dos colaboradores. Isso pode estar relacionado com o idealismo da juventude, mas o fato é que a probabilidade dos colaboradores na faixa dos 20 anos confiarem na liderança é 40% maior que a de pessoas na faixa dos 40 ou 50 anos.
O que os líderes podem fazer a respeito?
Os líderes devem conscientizar-se dos impactos de suas atitudes na confiança de seus subordinados. Devem ser honestos, cumprir com o que prometem e tratar as pessoas de maneira justa. Devem relacionar-se com os colaboradores de maneira pessoal e ouvir seus problemas, mostrando-se interessados. Devem compartilhar seus sucessos, de modo que seus colaboradores confiem na capacidade de seu líder fazer um bom trabalho. Não basta que o líder seja benevolente, competente e honesto, mas sues colaboradores devem claramente percebê-lo como tal.
Fundamentalmente, uma das maneiras mais fáceis para que o líder conquiste a confiança das pessoas é confiar em seus colaboradores.
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