27 de janeiro de 2012

Para liderar, faça como os Beatles – Parte I

Tommaso Russo

Os Beatles não tinham apenas um talento musical extraordinário, A longevidade e sucesso da banda foi principalmente o resultado da dinâmica especial que o grupo desenvolveu. A mesma que equipes e empresas de alto desempenho exigem.

Ringo, John, Paul e George formavam um time coeso, que incorporou oito grandes atributos que devem estar presentes para que equipes possam atingir o máximo de seu potencial.

1.    Motivados para vencer
Apesar de John ter mais tarde reclamado que Paul não o deixava usar seu casaco de couro nas primeiras apresentações do conjunto, a realidade é que cada membro dos Beatles seguia de boa vontade os conselhos de seu empresário e usavam terno e gravata nos shows. Eles entenderam que deviam conformar-se à realidade da época para ter sucesso. Foi somente após sua fama estar solidamente estabelecida, eles começaram a mudar as convenções relativas ao comprimento dos cabelos e ao vestuário.

Um time de alto desempenho precisa adaptar-se às realidades do mercado e à cultura da empresa, bem como reduzir ao máximo os conflitos com o ambiente externo ao grupo. Assim que os resultados vão aparecendo de maneira consistente, pode-se ficar menos preocupado com a opinião dos outros e criar a sua própria realidade.  
                           
2.    Talentos complementares
Uma das mais importantes características de uma equipe de resultados é o equilíbrio entre as capacitações e as características pessoais de seus componentes. Um grupo formado só por engenheiros está condenado ao fracasso, assim como um grupo formado apenas por executivos de vendas ou de marketing. Para atingir resultados, os engenheiros devem equilibrar as mensagens de marketing e as promessas de vendas com uma posição clara do que a empresa pode efetivamente fornecer. De maneira similar, as pessoas ligadas a vendas devem fazer com os demais saibam do que o mercado precisa, de modo que sejam oferecidas soluções que resolvam os problemas reais do cliente, evitando que os engenheiros desenvolvam produtos tecnicamente perfeitos, mas inviáveis comercialmente.

Historiadores de música concordam que um dos maiores pontos fortes dos Beatles era a maneira com os talentos individuais se complementavam, servindo para motivar cada um da necessidade de desenvolver mais habilidades. É só lembrar dos jogos de palavras nas letras escritas por John e a habilidade de Paul em criar melodias e poesias memoráveis. (And I Love Her x I’m the Walrus, por exemplo).

Adicionalmente, George trouxe um estilo próprio de tocar sua guitarra e uma curiosidade musical e espiritual que fizeram com que os Beatles explorassem uma grande variedade de gêneros musicais de diversas partes do mundo - o que mais tarde foi batizado de World Music. Ringo equilibrava os demais, fazendo o papel de um cara talentoso mas comum, que você podia encontrar tomando cerveja em um bar qualquer. Era a pessoa com quem todos os outros Beatles se davam bem.

3.    Rivalidade competitiva
John e Paul frequentemente observavam que a qualidade geral da produção do conjunto os inspirava continuamente a fazer músicas melhores que as últimas lançadas. Eles competiam entre si para colocar a sua música no Lado A dos compactos, embora eles não tivessem permitido, até os estertores da banda, que essa rivalidade diminuísse a coesão do grupo. George também foi motivado por essa competição amigável, sempre tentando criar músicas comparáveis às da dupla Lennon – McCartney.

Competição interna saudável, que não desvia a busca dos resultados, melhora o desempenho geral da equipe. O líder deve encorajar a rivalidade construtiva entre os membros do time, observando, porém, se essa competição não o torna disfuncional.
4.    Respeito mútuo
Durante a época da dissolução da banda e depois, os Beatles expressavam publicamente seu desprezo um pelo outro. De fato, essa perda do respeito mútuo foi um dos fatores que levaram ao fim do conjunto. Em contraste, durante a maior parte de sua carreira, cada Beatle reconhecia publicamente o trabalho de seu colega.

Nas empresas, encorajar a admiração mútua entre os componentes da equipe facilita a troca de ideias e discussões construtivas sem que resulte em desagregação interna.

A continuação deste artigo será postada na edição de fevereiro deste blog.

A carreira dos Beatles estendeu-se de 1957 a 1970. Conheça sua história e discografia completa em http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Beatles

Baseado no artigo “Be the Beatles, Not a Flock of Seagulls”, de John Greathouse, publicado em  http://www.inc.com/john-greathouse/be-the-beatles-not-a-flock-of-seagulls.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário