Aparentemente, não existe uma fórmula mágica para o sucesso de uma pequena empresa, mas de acordo com um recente estudo, existem 6 características que tentam explicar porque no Brasil apenas 20% das micro e pequenas empresas sobrevivem ao 1º ano de funcionamento.
Esse estudo, "Six Dimensions That Characterize Success-Oriented Smail Business Owners (Seis características dos pequenos empresários de sucesso), publicado nos Estados Unidos e baseado em uma pesquisa com 1.100 pequenos negócios que empregavam de 2 a 99 pessoas.
As características mais percebidas nesses empresários são:
Habilidade em delegar – aqueles que conseguem delegar tarefas são os que apresentam melhores relacionamentos com seus gerentes, empregados e fornecedores, conseguindo tempo e energia para interagir melhor com seus clientes.
Sentir-se realizado – empresários bem sucedidos valorizam a realização pessoal proporcionada pelo seu negócio, apreciam ser seu próprio chefe e gostam de controlar seus ganhos pessoais. Adoram “fazer o que gosta”, “ter a satisfação de criar alguma coisa de valor” e “ser dono do próprio nariz”.
Pensar no futuro – empresários vencedores são bons tanto no curto como no longo prazo. Possuem boas rotinas para o dia-a-dia da empresa, assim como planejam seu negócio para anos a frente.
Curiosidade – bons empresários estão sempre lendo e perguntando. Querem aprender de tudo, desde porque uma empresa em particular quebrou ou como recrutar, motivar e manter bons funcionários.
Acreditar na tecnologia – os melhores empresários investem tempo e dinheiro em seu site e estão dispostos a aplicar em tecnologias que podem deixar o negócio mais eficiente e com menores custos.
Ser orientado para a ação – são proativos e sempre buscam diferenciar sua empresa perante a concorrência. Preocupam-se menos com as condições da economia do país e enxergam as crises como oportunidades de andar para frente.
Em resumo, pequenos empresários de sucesso são altamente motivados, preocupados com as pessoas e curiosos. Conseguem equilibrar suas metas pessoais com as da empresa e buscam continuamente aprender com as melhores práticas do mercado. Acredito que essa receita é universal e vale tanto nos EUA quanto no Brasil.
Para obter a íntegra do artigo (em inglês) clique aqui.
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