11 de outubro de 2010

11 sinais que indicam que você não é um bom chefe

Os melhores chefes estão ligados em como seus menores atos e as coisas aparentemente sem importância que falam e fazem podem impactar sua equipe. Preocupam-se em ouvir, refletir e se necessário, mudar sua conduta em nome do desempenho e do ambiente de trabalho. No polo oposto, muitos estudos demonstram que a insensibilidade é uma característica comum nas chefias incompetentes.

O teste mais crucial para um chefe é o da sua auto percepção. Infelizmente, muitos deles pensam que são considerados pelos seus subordinados como verdadeiros líderes, mas são como os cegos que tentam descrever um elefante. Se você é um chefe (ou pretende ser), dê uma olhada nesta lista com as 11 principais atitudes que mostram com o um bom chefe não deve agir:

1. “Quando a farinha é pouca, meu pirão primeiro” – Vamos reconhecer, você merece ganhar os melhores e maiores pedaços do doce, e ganhar primeiro. Afinal, sem você seus subordinados não seriam nada.

2. “O olho do dono é que engorda o porco” – Você fica em cima de seu pessoal o tempo todo, porque se não for assim, eles vão ficar por aí fazendo besteira ou enrolando no trabalho.

3. “Palavras vão, mas não voltam” – Você finge que está ouvindo o que seus subordinados falam, mas na verdade só está pensando nas palavras brilhantes e inspiradas que você vai dizer em seguida para encerrar o assunto.

4. “Sou casca grossa, sim, e daí?” – Seus funcionários não são criancinhas para você ficar se preocupando com frescuras. Esse negócio de “obrigado” e “por favor” não combina com a guerra pela sobrevivência, gasta tempo e fica parecendo que você está puxando o saco deles.

5. “Ele é pago para fazer certo e na primeira vez” – Quando alguém faz alguma coisa errada, você vai com tudo para cima dele ou dela. Afinal, tem que dar um corretivo para o cara não esquecer pelo resto da vida e não errar nunca mais.

6. “Alguém errou, e não fui eu” – Você é tão bom que nunca erra, no máximo fez uma avaliação infeliz. De qualquer maneira, um chefe que se preze nunca demonstra ignorância, admite erros ou se desculpa. Se vacilar, perde a autoridade e o respeito.

7. “Crédito a quem merece: eu” – Afinal, se seu time fez alguma coisa boa, é por seu mérito. Aliás, são pagos para isso.

8. “Quem não está comigo, está contra mim” – Nada pior que subordinados metidos e pessimistas que questionam suas ideias e apontam erros.

9. “Meu garoto” – Você gasta grande parte do tempo conversando e agradando seus subordinados “de confiança”. Afinal, quem vai te avisar das tramas dos ingratos que só esperam uma oportunidade para te derrubar?

10. “Não me venha com detalhes” – Seu trabalho é ter grandes ideias e não ficar perdendo tempo com os pequenos detalhes que vão fazer com que as coisas aconteçam. Isso é com os subalternos.

11. “Não estou nem aí para o que você sente” – Seu papel não é pegar na sua mão e ficar ouvindo chororô de como é difícil trabalhar na sua equipe. Você é chefe, não pai e mãe de ninguém. Porta da rua, serventia da casa.

Adaptado de The Top 11 Signs That You’re a Bad Boss – Bob Sutton

http://www.openforum.com/idea-hub/topics/the-world/article/the-top-11-signs-that-youre-a-bad-boss-bob-sutton

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