21 de junho de 2011

Por que seus talentos estão indo embora?

Tommaso Russo

“Qualquer empresa que procura sobreviver deve encontrar um modo de capturar as mentes e corações de seus colaboradores”

Atualmente, a retenção de talentos é uma batalha que todas as empresas que procuram manterem-se competitivas enfrentam. Você pode dar-se ao luxo de perder seus colaboradores de alto desempenho?

Por que os talentos vão embora?

Embora seja um dos motivos principais, dinheiro raramente é a única razão pela qual as pessoas deixam as empresas. Normalmente é uma combinação de várias causas que provocam a decisão dos talentos em buscar outras oportunidades. Quais são esses fatores não relacionados à remuneração?

Pessoas redondas em buracos quadrados

Para a nova geração que entra no mercado de trabalho, é necessário que haja uma sintonia entre os valores da empresa e os valores individuais: o trabalho deve fazer sentido. Choques culturais, expectativas exageradas, ambientes rígidos e, principalmente, falta de habilidade das lideranças em lidar com as características intrínsecas das pessoas nessa faixa etária abreviam a permanência dos talentos na empresa.

Perdeu a graça...

Novos desafios e experiências mantêm os talentos motivados e engajados no trabalho. No momento em que o colaborador vê sua carreira estagnar, o trabalho perde a graça e inicia-se a busca por maiores emoções lá fora. Nesse ponto, não importa mais quanto dinheiro a pessoa esteja ganhando; ele está mais interessado em encontrar um trabalho que ele goste de fazer.

Ninguém mais quer ter tudo ao mesmo tempo

A cada nova geração que entra no mercado de trabalho, o equilíbrio entre vida profissional e vida pessoal torna-se mais importante. Quando o trabalho consome a maior parte do dia (e da noite e finais de semana) e o estresse aumenta, prejudicando a vida pessoal ou roubando tempo que poderia ser dedicado a outros interesses, os talentos começam a procurar outros empregos que respeitem seu estilo de vida idealizado.

Falta de reconhecimento

Todos gostam de serem reconhecidos por um trabalho bem feito. Quando um colaborador consistentemente faz um esforço extra para terminar um projeto importante, trabalha além do expediente ou assume responsabilidades além das previstas em sua descrição de cargo, ser reconhecido pelo seu trabalho excepcional pode ser mais importante do que bônus ou recompensas materiais. Em um ambiente de trabalho onde “não fez mais que sua obrigação”, não é difícil até para as pessoas mais talentosas desanimarem-se pelo trabalho.

A rotatividade é principalmente um problema de liderança

Um relacionamento conflituoso com a chefia imediata é uma das maiores razões para a saída dos talentos. Uma convivência respeitosa e positiva é absolutamente necessária para um relacionamento produtivo entre chefe e subordinado. Pessoas esforçadas e comprometidas na querem perder seu tempo e esforço com um gestor que não jogue no seu time. Grandes líderes atraem e retém grandes talentos.

Se os talentos de sua empresa estão saindo porta afora, antes de oferecer-lhes mais dinheiro e mais benefícios, talvez seja útil cavar um pouco mais fundo nos motivos pelos quais essas pessoas querem abandonar o barco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário