24 de setembro de 2011

Causas comuns dos conflitos no trabalho

Tommaso Russo

Conflitos são inevitáveis entre pessoas que trabalham juntas. Se você tem a responsabilidade de coordenar uma equipe, talvez você não saiba exatamente como lidar com eles e preocupa-se com a influência que esses choques podem causar nos resultados de sua área.
Uma das maneiras de abordar o problema é tentar enxergar as causas que estão por trás dos conflitos. Não é fácil, porque os motivos não são tão simples quanto aparentam e o problema pode manifestar-se após um longo período de fermentação dos ressentimentos não resolvidos entre as pessoas.
Infelizmente você, como líder, talvez possa ser parte do problema. Analise as situações abaixo – que frequentemente provocam ou pioram os problemas nas equipes – e veja se não estão acontecendo no seu time:
Responsabilidades e funções mal definidas – ser vago ou pouco específico a respeito das atribuições e responsabilidades de uma função acaba criando uma situação onde o colaborador usa sua própria imaginação para definir o que é esperado dele no trabalho. É necessário definir exatamente quem, o que, quando, onde e porque, para que as pessoas não fiquem atropelando umas às outras.
Detalhes do trabalho – verifique se o trabalho está sendo desenvolvido com base na experiência pessoal ou profissional de cada um ou se estão ocorrendo fatores externos que você não está enxergando.
Os valores da empresa não estão sendo seguidos – dificilmente um conflito é causado por causas superficiais. Tente descobrir o que realmente é importante os colaboradores analisando seus valores pessoais. Utilize essa reflexão para ajudá-los a criar soluções de compromisso, que irão atender todas as partes envolvidas.
Descobrindo os filtros dos colaboradores– reconheça que cada um dos membros de seu time possui filtros próprios, a partir dos quais eles respondem ao meio ambiente. Colocar-se na perspectiva deles pode fornecer meios para entender e atacar os conflitos.
Discussões baseadas na emoção – quando a emoção impera, a razão sofre. Deixe as coisas esfriarem e tente descobrir as causas fundamentais que causaram o conflito.
Fofocas e panelinhas – panelinhas se formam no ambiente de trabalho por muitos motivos, mas sejam quais forem as razões para parte dos colaboradores se fecharem em um grupinho, essa união tem aspectos positivos e negativos. Utilize essa tendência em seu favor e equalize a influência desses grupos sempre que necessário.
Má comunicação – deixe claro o que você quer e quando quer que esteja pronto. Evite expressões como “o mais rápido possível” ou “faça do jeito que achar melhor”. Deixar isso por conta dos colaboradores pode causar interpretações bastante criativas, com resultados duvidosos.

Adaptado de Common Contributors to Conflict at Work de Vivian Scott

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