Os melhores candidatos se preparam para a entrevista de emprego. Pesquisaram sobre a empresa no site, prepararam um currículo caprichado, ensaiaram suas respostas, escolheram suas melhores roupas.
E quanto ao entrevistador? Este também deve estar preparado para fornecer aos candidatos a melhor impressão sobre a empresa na qual o melhor deles irá trabalhar.
Eis um pequeno check-list das atitudes recomendáveis pelo entrevistador:
- Iniciar a entrevista no horário marcado – da mesma maneira que é esperado que o candidato chegue no horário, o entrevistador deve demonstrar o mesmo respeito ao candidato. Quando o entrevistador atrasa-se, a mensagem que ele passa é que a vaga e o candidato não são tão importantes assim (se o atraso for inevitável, desculpe-se)
- Fazer a lição de casa – o entrevistador leu o currículo do candidato com atenção? Levantou referências sobre ele? Checou se histórico no Facebook ou no LinkedIn?
- Saber o que se quer – estão bem claros quais os conhecimentos, comportamentos, traços de personalidade e habilidades exigidas do cargo?
- Fazer as perguntas certas – o entrevistador sabe quais as perguntas a serem feitas ao candidato para conhecer seu perfil e competências de modo que possa ser feita uma avaliação baseada em fatos e não apenas em “feeling”?
- Ter consciência que em muitos casos está-se diante um “candidato profissional” – o candidato já leu todos os livros e artigos sobre comportamento em entrevistas e como impressionar o entrevistador. Ele dará as respostas que o entrevistador quer ouvir.
- Vestir a roupa adequada – espera-se que o candidato venha vestido de maneira adequada a uma entrevista de emprego. O mesmo se aplica ao entrevistador: que mensagem o traje do entrevistador passa ao candidato?
- Demonstrar uma postura de entusiasmo pela empresa e pela vaga oferecida – se o entrevistador não se mostrar motivado e externar que sua empresa é o melhor lugar para se trabalhar, que esperar do candidato em relação à vaga oferecida?
- Não interromper a entrevista para atender outra pessoa ou ao celular – quando o entrevistador não consegue dar toda sua atenção ao entrevistado, o que pensar da consideração que a empresa dá às pessoas?
- Ouvir o que o candidato está falando – o entrevistador está com a cabeça na pilha de trabalho que está parada na mesa e não presta a menor atenção naquilo que está sendo dito pelo candidato. Que avaliação pode ser feita desse tipo de entrevista.
- Dar retorno ao candidato – mesmo que o candidato tenha sido um desastre durante a entrevista, o entrevistador deve dar o retorno ao candidato, um ou dois dias depois. Além de ser sinal de boa educação, mostra a preocupação da empresa com as pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário