23 de julho de 2014
Reconhecimento e recompensas: últimas tendências
Tommaso
Russo
Os
avanços da tecnologia na última década estão sendo aplicados nos programas de
reconhecimento e recompensas para os colaboradores. Hoje, o reconhecimento é
online, social e interativo, uma evolução drástica das avaliações baseadas em
formulários em papel preparados pelos gestores. Ou seja, o reconhecimento não é
mais feito de cima para baixo, mas inclui avaliações laterais (pares) ou de
baixo para cima.
Um
artigo publicado no site inglês “Employees Benefits”(*) compilou uma lista das
últimas tendências das plataformas em uso para o reconhecimento e recompensas
online dos colaboradores.
1. Reconhecimento
através das redes sociais
O
reconhecimento tornou-se muito mais “social”, permitindo que colegas de
trabalho não só indiquem e elogiem uns aos outros, mas que possam também seguir
suas conquistas em formatos similares às das redes sociais. O reconhecimento do
colaborador pelo respectivo gestor ainda tem sua importância, mas, ao invés de
apenas um par de olhos, o desempenho pode ser observado por centenas de
pessoas.
As
ferramentas de reconhecimento social permitem que os colaboradores indiquem
colegas para recompensas, adicionem seus elogios, um pouco como os feeds do
Facebook. Isso apresenta uma mudança fundamental de como as organizações se
comunicam com seus colaboradores sobre as estratégias do negócio e os valores
da organização. Por exemplo, qualquer funcionário pode acessar o sistema e
buscar por colegas, fazer indicações, mandar cartões de agradecimento e
mensagens por e-mail.
2. Reconhecimento
instantâneo
Essa
tendência foi inspirada na Geração Y, que foi criada com mensagens via SMS e
atualizações via Instagram, os quais são modos instantâneos de interagir com
outras pessoas. O reconhecimento está mais para o estilo visto no Facebook ou
LinkedIn, ao invés de instrumentos formais, onde alguém submete alguma coisa
para aprovação superior para que uma pessoa seja oficialmente reconhecida.
Temos uma “quick message”, onde um indivíduo pode buscar o perfil de um colega,
clicar em um botão e o sistema envia uma mensagem pré-definida.
3. Reconhecimento
24 horas por dia, 7 dias por semana
Muitas
empresas transmitem seus eventos de reconhecimento por todo o ambiente de
trabalho, via intranet ou através de circuito de TV instalados na recepção ou
nas áreas de lazer dos colaboradores. Essas imagens podem ser vistas tantos por
clientes como para candidatos, o que ajuda no recrutamento, na medida em que
mostra uma cultura que valoriza o reconhecimento das pessoas.
4. Reconhecimento
móvel
As
funcionalidades cada vez mais sofisticadas dos celulares também estão trazendo
desenvolvimento às iniciativas de reconhecimento. No caso de celulares
convencionais, são utilizado recursos de envio de textos; no caso de smartphones,
são disponibilizados sites ou aplicativos (apps). É possível enviar um texto
determinado, e um sistema de resposta retorna ao remetente solicitando
informações adicionais, enviado online e inserido no perfil da pessoa a receber
um reconhecimento. Esta termina por receber um cartão informando que recebeu um
reconhecimento.
5. Recompensas
inovadoras
Aplicativos
em smartphones também possibilitam que as pessoas recebam e possam gastar os
valores de premiações recebidas para compras. Existem casos onde a empresas
disponibilizam 100 dólares em dinheiro virtual para cada funcionário, para ser
dados para qualquer colega, como reconhecimento. No final do mês, os
colaboradores podem trocar o total de dinheiro virtual por um vale-presente ou
por um dia de folga.
6. Uso
de big-data no reconhecimento
À
medida que as ações de reconhecimento através das redes sociais ganha impulso,
os dados coletados consistem em uma rica fonte de informação para o empregador,
que podem ser utilizadas em outras ações de recompensas. Por exemplo, dados de
pessoas que receberam um grande volume de mensagens de reconhecimento podem ser
cruzados com os resultados da avaliação de desempenho convencional, fornecendo
uma nova perspectiva na identificação de talentos.
7. Globalização
do reconhecimento
A possibilidade do compartilhamento
online do reconhecimento, via redes sociais ou celulares, está também
expandindo as fronteiras geográficas nas empresas globalizadas, tornando os
programas de reconhecimento e recompensas realmente global.
A
evolução tecnológica continuará; as empresas devem utilizar e beneficiar-se
dessas mudanças para programas de reconhecimento e recompensas online, seja
utilizando as redes sociais, acessos via smartphones ou programas hospedados
nas redes corporativas via Web.
(*)http://www.employeebenefits.co.uk/resource-centre/latest-developments-in-online-recognition-platforms/104708.article. Nesta publicação é mostrado um
estudo de caso de reconhecimento via redes sociais implantado pela filial
inglesa da Telefonica, o programa Recognise_D.
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