26 de agosto de 2014
Como fazer com que as pessoas pensem mais estrategicamente
Tommaso Russo
De acordo com pesquisa global realizada pelo Management Research Group, a competência
mais crítica das lideranças para o futuro das organizações é a Visão
Estratégica.
Executivos de todo o mundo classificaram a Visão
Estratégica como dez vezes mais importante para a percepção da efetividade das
lideranças sobre outros atributos como inovação, persuasão, comunicação ou
orientação a resultados.
A visão estratégica
utiliza uma abordagem ampla e de longo prazo para a solução de problemas e
tomada de decisão, que envolve analises de objetivos, planejamento e visão de
futuro. Isso implica a capacidade de pensar em diversas escalas de tempo,
identificando o que deve ser atingido adiante e o que é necessário fazer agora
para chegar lá. Implica
também em adquirir um pensamento sistêmico – identificando o impacto das decisões
em todas as áreas da organização, assim como nos fornecedores e nos clientes.
Essa necessidade reforça a importância da
construção dessa mentalidade nos programas de desenvolvimento de lideranças.
Abaixo estão exemplos de
ações que podem promover a visão estratégica dos colaboradores:
Compartilhar a informação. Os colaboradores devem ser estimulados a reservar
algum tempo para pensar estrategicamente e buscar informações sobre o mercado,
ramo de negócio, clientes, concorrentes e tecnologias. Um dos requisitos
principais da liderança estratégica é possuir informações relevantes e amplas
sobre o negócio, de forma a fazer com que as pessoas pensem além do dia-a-dia,
compartilhando sua visão e esforços por toda a organização.
Desenvolver um programa de mentores. Uma das maneiras mais eficientes de desenvolver
competências estratégicas é ter como mentor alguém que possui características
altamente estratégicas. O mentor ideal é aquele que é conhecido por sua
habilidade em manter as pessoas focadas nos objetivos estratégicos da
organização e pelo impacto de suas ações nos resultados.
Criar uma filosofia. Definir e comunicar uma filosofia bem articulada,
uma declaração de missão e metas atingíveis por toda a organização. Os
colaboradores devem compreender a estratégia da organização como um todo, de
forma a manter o foco e incorporar essa estratégia em seus próprios objetivos e
planejamento.
Recompensar
a reflexão, não a reação. Sempre
que possível, a cultura organizacional deve incentivar a capacidade de
antecipação às oportunidades e a prevenção de problemas, ao invés da habilidade
em gerir crises. Recompensar as pessoas por serem capazes de gerar rapidamente
uma série de alternativas para a solução de um problema e definir qual a linha
a ser adotada com base no melhor benefício para o futuro da organização.
Fazer
perguntas melhores.
Promover uma visão de futuro nos colaboradores através dos programas de
treinamento e desenvolvimento; ensinar às pessoas o que é visão estratégica e
incentivá-las a perguntar “por que” e “quando”. Quando determinada linha de
ação for sugerida, questionar a qual objetivo estratégico essa ação está
alinhada e qual o seu impacto nos “stakeholders” internos e externos. O hábito
de chamar a atenção para esses pontos para qualquer ação ajuda a desenvolver o
pensamento estratégico.
O desenvolvimento de uma abordagem estratégica faz
a diferença entre resultados medíocres e excepcionais. Introduzir essa
competência nos líderes e nos talentos fará com que essa visão estenda-se aos
demais colaboradores da organização.
Baseado
no artigo “5 Ways to Help Get Employees to Think More Strategically”, publicado
em http://www.tlnt.com/2014/07/03/5-ways-to-help-get-employees-to-think-more-strategically/?utm_source=TLNT&utm_campaign=5b79de34c8-tlnt-daily-do-flat-management-hierarchies-really&utm_medium=email&utm_term=0_087d6f0c22-5b79de34c8-287577850
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