27 de agosto de 2015
Desintoxique o ambiente de trabalho!
Tommaso Russo
Não existe nada pior para a
motivação que empresas que toleram atitudes tóxicas, que envenenam o ambiente
de trabalho e criam problemas de relacionamento. Se houver tolerância a pessoas
que falam mal da companhia, clientes ou colegas, a negatividade pode virar
padrão no clima empresarial. Com o tempo, pessoas tóxicas acabam contaminando
pessoas e equipes e prejudicando a empresa.
Os tipos mais comuns de gente tóxica no ambiente de
trabalho
Para um ambiente de trabalho
melhor está na hora de varrer de sua empresa pessoas tóxicas. Existem vários
tipos, dos quais os principais são:
Os reclamões crônicos: todas as áreas possuem pelos menos uma pessoa
desse tipo. Gastam a maior parte de seu tempo reclamando de tudo e de todos,
desde o horário de trabalho até detalhes das políticas que não concordam.
Muitos desabafam junto a um pobre colega desprevenido, com a intenção de
fazê-lo sentir tão miserável quanto eles. Em geral, os reclamões já foram bons
funcionários, mas no passado talvez tenham sido maltratados por um colega ou um chefe ou não tiveram o aumento
(ou aumentos) que julgavam merecer e desde então adoram criticar sobre
praticamente tudo todo o tempo.
Os traidores: essas pessoas sentem prazer em meter o pau nos outros colaboradores,
principalmente quando estes não estão presentes. Em geral, sentem-se inferiores
aos outros e sentem-se ameaçados ao perceber qualquer um receber mais atenção
que eles. Nada os impede de espalhar fofocas e difamar outras pessoas.
Os ladrões de ideias: quando um grande projeto
está prestes a ser completado, essas são as pessoas que se pode contar para
assumir o crédito pelo trabalho e pelas ideias dos outros. Fazem questão de
mostrar a todos o excelente trabalho que fizeram, mas cedo ou tarde descobre-se
que eles não têm a menor ideia como chegaram os grandes resultados que
alardearam - porque na verdade não foram
eles que os fizeram. Esses larápios agem como se estivessem muito interessados
em suas ideias e planos, mas assim que tiverem uma chance, vão roubar seu
trabalho descaradamente e fazê-lo sentir-se um perfeito idiota.
As vedetes: “Olhem para mim! ” Este deveria
ser o lema das pessoas que adoram chamar a atenção. Agem de maneira
infantilizada e melosa na presença de gente que gosta de ser tratada assim e
depois gastam o resto do tempo junto com os traidores. As vedetes aproveitam
qualquer oportunidade para aparecer nas reuniões ou outros eventos e o “eu” e
“meu” proliferam feito moscas na sua fala, o que facilita sua identificação.
Os heróis: em emergências, os
heróis parecem ser as pessoas certas para tomar decisões rápidas e apagar os
incêndios. Na verdade, tratam-se apenas de pessoas entediadas que florescem no
caos e adoram criar problemas para que eles mesmos resolvam, enquanto
demonstram suas habilidades de super-heróis. São os trazem o melodrama para o
ambiente de trabalho.
Os dedos-duros: Você acha que pode
esconder algum segredo de seu chefe? Vá pensando. Esses metidos grudariam no
chefe 24 horas por dia se pudessem, agindo como se fossem as sentinelas da
empresa. Seu passatempo preferido é ficar farejando outros colaboradores que
não fazem as coisas como eles gostariam que fossem feitas. São vistos como
fanfarrões e sabe-tudo pelos colegas. Procuram destruir qualquer um que tenha
boas ideias e desprezam ou denigrem qualquer um que consideram como
transgressores.
Os
miseráveis: são aqueles que desfilam um
longo rosário de seus problemas pessoais e familiares, choramingam pelos cantos
e tentam fazer com que todos tenham pena deles, angariando simpatia, favores e
atenção. Enquanto sugam a vida de seus colegas, causam perda de produtividade,
já que exigem atenção exclusiva e incondicional. Quanto mais essa situação se
arrasta, mais ressentidos os colegas tornam-se, já que procuram ser educados
enquanto ficam exaustos de ouvir os dramas infindáveis do miserável.
Os moitas: essas pessoas não falam mal nem prejudicam
ninguém, aliás não fazem quase nada, incluindo trabalhar. Fazem o mínimo possível
e no final do mês recebem seu pagamento, como todos os outros. Não cometem
muitos erros, mas levam o dia inteiro para fazer uma tarefa que qualquer um
faria em 2 horas. Todos ao redor notam e se perguntam “por que devo me esforçar
se ele ainda continua sendo pago para enrolar o trabalho? ”. Os moitas não
reclamam, mas também não participam nem se envolvem com nada e sugam toda a energia
das pessoas ao seu redor.
Como lidar com as pessoas tóxicas
Agora que você conheceu alguns
tipos de gente tóxica, é hora de fazer uma boa faxina no ambiente. Eis algumas
dicas de como fazer isso:
1. Esclarecer os colaboradores sobre comportamentos
tóxicos. Oferecer treinamentos relativos
a ambientes de trabalho tóxicos, aos comportamentos aceitáveis das pessoas,
fornecendo ferramentas para que as pessoas lidem com esses tipos de pessoas.
Incluir nas políticas da empresa aspectos relativos ao respeito devido aos
colegas de trabalho.
2. Não dar espaço às pessoas tóxicas. Se é uma coisa da qual pessoas tóxicas gostam é
da atenção que provocam pelos seus comportamentos. Então, não de deve dar
espeço para que eles espalhem atitudes negativas. Quando começam a falar mal de
seus colegas, devem ser advertidos que a empresa não tolera esse tipo de
comentário.
3. Praticar a meritocracia. Pessoas tóxicas quase sempre se sentem
intimidados por colaboradores de bom desempenho e farão o possível para sabotar
o trabalho deles e denegrir sua imagem. Crie uma cultura de reconhecimento e
recompensas com base no desempenho, em melhorias e em comportamentos de
respeito aos outros.
4.
Levar as queixas a sério e livrar a empresa de
gente tóxica. Pessoas tóxicas estão em toda a
parte e existe uma grande chance de existirem hoje na sua empresa. Observar com
atenção o efeito que esse tipo de pessoa causa nos demais colaboradores. Tentar
mantê-los longe dos seus talentos e prestar atenção às queixas sobre maus
comportamentos. Adverti-los das consequências de continuarem agindo dessa forma
e não ter medo de demiti-los. Além de livrar a empresa de uma fonte de dor de
cabeça, serve como aviso aos demais para que mudem suas atitudes.
A redução de comportamentos e
pessoas tóxicas da empresa são importantes para a construção de um ambiente de
trabalho melhor e mais produtivo.
Adaptado de Want
a Better Workplace? Detoxify!, publicado em http://www.payscale.com/compensation-today/2015/04/want-a-better-workplace-detoxify!?utm_source=Marketo&utm_medium=Newsletter&utm_campaign=April%2029&mkt_tok=3RkMMJWWfF9wsRonu6zKe%2B%2FhmjTEU5z17%2B8uXqW%2Fgp541El3fuXBP2XqjvpVQcRrNLjYDBceEJhqyQJxPr3BLdcN1Nl2RhHqCA%3D%3D
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