30 de junho de 2012

Para a motivação, não existe tamanho único


Tommaso Russo

Em meus cursos de remuneração, há um capítulo à parte sobre comissão de vendas. Insisto com os alunos que a lógica dos vendedores é diferente da do resto dos colaboradores e que, para a maioria deles, incentivos anuais – tais como bônus ou PLR – não apresentam o mesmo efeito em termos de motivação que, por exemplo, para um gerente de Operações.
Explico: nunca ouvi nenhum vendedor dizer que dinheiro não motiva. Ou que o efeito motivador do dinheiro acaba em dois ou três meses e que são necessários outros fatores intrínsecos e extrínsecos e blá-blá-blá.
Na verdade, o que importa para o vendedor é a conexão imediata entre ação e recompensa. Quando se trata de comissões, essa relação é bastante clara.
Para os outros, ou seja, a maioria de nós, a ligação entre ação e recompensa é muito menos explícita, daí a importância, agora sim, de outros fatores motivacionais.
Por exemplo, para um funcionário especializado e experiente, talvez a autonomia no trabalho seja mais importante. É fato que não se pode generalizar essa preferência, pois nem todos prezam mais sua liberdade no trabalho que moeda sonante. Entretanto, na medida em que alguém conquista uma posição relativamente sólida na organização, de maneira geral preferem a liberdade de estabelecer suas próprias prioridades e seu jeito de conduzir o trabalho em detrimento de demandas constantes por aumentos salariais.
Uma pessoa jovem e ambiciosa pode motivar-se mais por oportunidades que por dinheiro. No final, pode dar na mesma, pois você abre mão do ganho hoje para ganhar mais amanhã. Mas o ponto chave é observar que um colaborador menos experiente está disposto a pagar um tributo e fazer sacrifícios em nome do futuro.
O interessante é que quando a relação entre o comportamento e a recompensa é claro, as pessoas apresentam uma variação pequena de comportamentos. Quando se trata porém de criatividade e colaboração, talvez seja mais eficiente criar relações não tão claras.
Por exemplo, quem estaria mais interessado em participar de um projeto estratégico da empresa: um homem de vendas que é pago apenas quando vende? Um colaborador que valoriza seu status como especialista? Ou um jovem da geração Y que está tentando criar oportunidades futuras?
Talvez, os três estejam motivados para participar, mas cada um deles possui motivos diferentes, baseados em como serão recompensados e qual seja seu interesse pessoal.
A arte de estabelecer programas de recompensas que realmente motivem as pessoas requer o conhecimento da demografia da força de trabalho e o entendimento dos fatores de motivação humana. Sem dados sobre os colaboradores e uma abordagem holística das recompensas, que inclui os benefícios individuais, os programas de recompensas provavelmente não motivarão as pessoas e não trarão resultados para a organização.
Assim, as recompensas devem estar focadas nas pessoas e não nos cargos que ocupam na organização. Sistemas de remuneração e recompensas que premiam os colaboradores pelo desempenho estabelecido na descrição de seu cargo são excessivamente padronizados e penalizam os high-performers através de restrições orçamentárias, por exemplo na distribuição dos aumentos por mérito pela equipe. São desenhados para recompensar mais o tempo de casa que o verdadeiro desempenho.
Sob o ponto de vista motivacional, você pode fazer com que qualquer dos três tipos participe do projeto estratégico, se você entender o que os motiva para isso. No caso de recompensas, entretanto, uma abordagem mais individualizada é útil – se não indispensável – para extrair o máximo potencial motivacional de seu programa de recompensas. 

Baseado no artigo The common thread is … uncommon  por Laura Schoeder, em http://www.compensationcafe.com/2012/06/the-common-thread-is-uncommon.html. Veja também o artigo Traditional Reward System Lags Behind Global Incentive Model em http://www.bna.com/traditional-reward-system-n12884910011/

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