27 de julho de 2012

Clube do livro: ferramenta simples para treinamento e desenvolvimento na organização

Tommaso Russo


Se sua empresa busca por uma maneira simples de treinar e desenvolver pessoas, uma boa ideia é formar um Clube do Livro.

O Clube do Livro consiste basicamente em um grupo de colaboradores que, voluntariamente, lê um mesmo livro. A combinação da leitura e de reuniões de discussão aumenta muito o efeito didático do material. Um dos participantes, a cada reunião, conduz as discussões a respeito de um ou dois capítulos; outro participante coordena a discussão sobre a aplicação prática dos ensinamentos na organização.
É uma maneira relativamente barata para o desenvolvimento das habilidades pessoais e profissionais dos colaboradores, além de ser uma grande oportunidade de disseminar a cultura e valores da empresa. Podem contribuir positivamente para a satisfação e motivação das pessoas.
Algumas vantagens na implantação de Clube do Livro:
  • Os colaboradores podem aprender novos conceitos que podem ser aplicados no ambiente de trabalho
  • Contribui para o trabalho em equipe
  • Fornece uma oportunidade para os colaboradores experimentarem papéis de liderança, na medida em que podem conduzir as discussões em grupo
  • Ao aprender os mesmos conceitos, na mesma linguagem a partir do mesmo livro, a implementação de soluções fica mais fácil
  • É uma maneira de incentivar o hábito da leitura e da capacidade de compreensão de textos, a partir de assuntos próximos da rotina do trabalho
  • Fortalece a formação de uma cultura de aprendizagem e desenvolvimento.

Esse método não é novo no Brasil (foi sugerido pelo Professor Falconi em seus livros sobre Qualidade Total). Como material de leitura, devem ser escolhidos temas ligados a práticas de trabalho (por exemplo, cases de empresas), a comportamentos e atitudes (bons livros de auto-ajuda) e sobre o mundo empresarial (por exemplo, O Segredo de Luísa).
Aproveite a oportunidade e monte uma biblioteca de livros e revistas de interesse geral, que podem ser emprestados ou lidos nos intervalos pelos colaboradores. Pode ser a oportunidade para formar novos leitores.

O artigo Implement a Book Club at Work, de Susan Heathfield, fornece algumas dicas para a implantação de um Clube do Livro nas empresas. Veja o site http://humanresources.about.com/od/educationgeneral/ht/book_club.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário