Tommaso
Russo
As
pesquisas de clima ou de satisfação conduzidas pelas organizações tem uma séria
consequência: as empresas devem ouvir o que os colaboradores falam. Se estes perceberem que o objetivo da
consulta é apenas parecer que a empresa dá importância aos colaboradores sem
que haja nenhuma intenção de colocar em prática as sugestões – os colaboradores
não só não vão levar a sério quaisquer outras pesquisas, mas podem adotar
atitudes cínicas quanto à contribuição que poderiam dar à melhoria de clima e
motivação das pessoas.
De
modo oposto, quando os colaboradores sentem que as próprias chefias estão
considerando as opiniões dos colaboradores e tentando promover melhorias a
partir da análise dos pontos indicados, a quantidade de boas sugestões aumenta,
bem como o esforço das equipes em melhorar o funcionamento da empresa como um
todo.
Assim,
o objetivo de uma pesquisa de opinião ou de clima é melhorar a motivação das
pessoas, não simplesmente medir. O resultado das pesquisas é apenas um ponto de
partida para a criação de uma força de trabalho mais engajada e a criação de
uma cultura de engajamento na empresa.
A
implantação de programas de motivação e engajamento, para ter boas chances de
sucesso, deve possuir as seguintes características:
- Saber
exatamente o que se deseja alcançar, sob a forma de objetivos bem definidos e
mensuráveis – a objetividade facilita o apoio por parte da alta administração;
- Dedicar
mais esforço na ação do que na medida, evitando a paralisia por excesso de
análise;
- Fornecer
ferramentas para que as próprias pessoas, chefias e os executivos conduzam
ações e criem uma cultura de engajamento na empresa;
- Alinhar
todas as práticas relacionadas às pessoas na organização, viabilizando a
cultura do engajamento.
Um
último ponto a considerar: o engajamento é mais do que simplesmente satisfação
dos colaboradores – o verdadeiro engajamento é direcionar os esforços e atenção
dos colaboradores às prioridades da organização; para isso, políticas sólidas
de análise de clima, ações efetivas de melhoria e reconhecimento mantém os
colaboradores alinhados com o que é realmente importante para o futuro da
empresa.
Leituras complementares:
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