Tommaso Russo
O que causa a maior perda de tempo das pessoas no
trabalho? Envio de mensagens nas redes sociais? Navegar pela Internet? Bater
papo com os colegas na máquina de café? Pesquisa realizada pelo site de busca
de empregos CareerBuilding identificou os comportamentos citados pelas empresas
como os que provocam as maiores perdas de produtividade no ambiente de
trabalho.
Como o esperado, o uso da tecnologia para fins
pessoais é uma das maiores causas da perda de produtividade entre os
empregados. 24% das pessoas admitiram que, em um dia normal de trabalho,
perde-se pelo menos 1 hora por dia em telefonemas, emails ou textos de caráter
pessoal. Além disso, 21% estima que são gastas mais de 1 hora diariamente na
Internet em buscas não relacionadas com o trabalho. Atitudes dos colegas,
reuniões e outros fatores também criam obstáculos para a melhoria do desempenho
individual.
A relação dos principais fatores que prejudicam a
produtividade, na visão das empresas, é:
- Celular /
mensagens de teto: 50%
- Conversas
e bate-papos não relacionados ao trabalho: 42%
- Uso da
Internet: 39%
- Redes
sociais: 38%
- Pausas
para tomar café / fumar / comer: 27%
- Colegas
falando alto: 24%
- Reuniões:
23%
- Email:
23%
- Colegas
que interrompem o trabalho: 23%
- Colegas
que utilizam o viva-voz: 10%
Aproximadamente 3 entre 4 empresas implementaram
algumas ações para mitigar os efeitos dessa quebra de produtividade. As
providências incluem:
- Bloqueio
no acesso de alguns sites na rede da empresa: 36%
- Proibição
de telefonemas pessoais ou do uso de celular: 25%
- Monitoramento
do Email ou do uso da Internet: 22%
- Definição
de horários de pausas para café ou lanches: 19%
- Permissão
para que as pessoas trabalhem em casa: 14%
- Utilização
de ambientes de trabalho abertos ao invés de baias ou cubículos: 13%
- Limitação
da quantidade de reuniões: 12%
- Limitação
do uso de viva-voz em ambientes abertos: 11%
Fonte:
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