23 de julho de 2014
Bônus e recompensas monetárias – novas práticas
Tommaso Russo
Além
dos programas de remuneração variável mais conhecidos (Bônus de curto prazo,
incentivos de longo prazo), outros programas de incentivos monetários vêm sendo
praticados em muitas empresas americanas, de acordo com a pesquisa de 2014 da
organização World at Work. Foram pesquisadas 582 empresas americanas, de portes
e ramos de negócio variados.
O
foco deste post é mostrar algumas características de programas pouco conhecidos
ou praticados no Brasil (embora se tenham notícias que diversas empresas têm
utilizado algumas das práticas descritas).
Maiores
informações e dados estatísticos podem ser encontrados no relatório “Bonus Programs and Practices”,
disponível no site da organização www.worldatwork.org.
Os
tipos de bônus objeto da pesquisa são:
Luvas (Sign-in bonus) – concessão de uma quantia com valor
fixo ou como porcentagem do salário, por ocasião da contratação. O incentivo
aplica-se para todas as posições na empresa, porém com menor incidência junto
ao pessoal administrativo e com maior frequência para os níveis executivos. Na
maior parte dos casos, o bônus é pago parte na admissão e o restante após o
primeiro ano de permanência.
Bônus por indicação (Referral
bonus) – pagamento de
um prêmio por indicação de um candidato para preenchimento de uma posição que é
aprovado e contratado pela organização. Esse incentivo é menos comum para os
colaboradores do nível executivo. A maioria das empresas (70%) efetua o
pagamento em uma parcela única, enquanto as demais dividem o pagamento: uma
parte na contratação e o restante após um período de permanência que varia
entre 1 ½ e 6 meses. O valor do prêmio é fixo e varia conforme o tipo de cargo
a ser preenchido. Nas empresas pesquisadas, após a implantação do programa, 13%
das contratações em média foram resultado de indicações.
Bônus pontuais (Spot
bônus) – prêmios em
dinheiro concedido a colaboradores com base em reconhecimento especial,
superação das metas e expectativas e na finalização de projetos corporativos.
Em geral, os colaboradores de todos os níveis da organização são elegíveis,
porém a premiação é menos comum a nível executivo, sendo que os prêmios são
dirigidos para o nível de gerência e abaixo. Os valores são fixos e variam
conforme a categoria e o nível hierárquico dos contemplados.
Bônus de retenção (Retention
bônus) – são bônus
pagos em função da permanência do colaborador na empresa. Na grande maioria das
empresas (70%), a decisão da concessão é da gerência; nas 30% restantes,
existem políticas formais para a elegibilidade. Nas empresas onde existe o
incentivo, o mesmo é aplicável para a maioria das categorias de colaboradores,
sendo os cargos administrativos onde a prática é menos comum. O valor pago pode
ser fixo, em função do tipo de cargo ou calculado como uma porcentagem do
salário fixo. O pagamento é feito em uma parcela única (na maioria das
empresas), a intervalor regulares, ou em valores crescentes ao longo do tempo.
Em geral, participam do programa colaboradores com mais de 1 ano de casa.
O
gráfico abaixo mostra a evolução da porcentagem de empresas do grupo pesquisado
que utilizam uma ou mais formas dos bônus citados, desde a primeira edição da
pesquisa.
Marcadores:
Incentivos Curto Prazo,
Recompensas,
Remuneração
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