Tommaso
Russo
O
que pode ser feito quando as pessoas e as equipes na organização, que
apresentam desempenho dentro do esperado, avaliam a si mesmos como
excepcionais, ou seja, com desempenho muito acima do esperado?
A
escala definida abaixo pode ajudar a esclarecer as diferenças entre os níveis
de desempenho. Pode ser bastante útil no conteúdo do manual de avaliação de
desempenho...
Nível 1 – Desempenho muito
abaixo do esperado (muito poucos, espera-se)
Apresentam
uma ou mais dessas características:
- Não cumprem o que prometem (não fazem aquilo
que dizem que fazem)
- Não participam com ideias, discussões,
calam-se nas reuniões da equipe
- Os resultados de seu trabalho são de má
qualidade (com atraso, com erros, com frequente necessidade de retrabalho)
- Ficam consistentemente abaixo das expectativas
- Causam impactos negativos no ambiente e nos
resultados da equipe.
Nível 2 – Desempenho abaixo do
esperado (poucos)
- Atingem
exatamente as expectativas (não fazem nada mais o que consta na descrição do
cargo)
- Necessitam
constantemente de instruções ou explicações sobre o trabalho a ser feito
- Em geral,
não contribuem com um esforço extra ou aplicam energia no trabalho
- Seu
comportamento é neutro sobre colegas ou no desempenho da equipe.
Nível 3 – Desempenho solidamente dentro do esperado
(a grande maioria das pessoas encaixa-se neste nível)
- Sempre cumprem as expectativas, são pessoas com as
quais se pode contar
- Às vezes excedem as expectativas
- Às vezes contribuem com um esforço extra ou agregam
valor adicional ao trabalho
- Apresentam excelentes resultados no trabalho, dentro
das definições de seu cargo
- Superam-se, quando solicitados para tal
- Em geral, causam impactos positivos nas pessoas e
nos resultados da equipe
Nível 4 – Desempenho acima do esperado (poucos)
- Consistentemente superam as expectativas
- Possuem visão estratégica – contribuem com novas
ideias, melhorias e sugestões
- Assumem trabalho adicional para agregação maior de
valor à sua função, sem serem solicitados
- Lidam com problemas complexos ou oportunidades com
mínima supervisão
- Compartilham conhecimento com os colegas
regularmente
- Impactam positivamente as pessoas e o desempenho da
equipe de forma consistente
- Apresentam alguns dos comportamentos do Nível 5, mas
não todos e nem todo o tempo
Nível 5 – Desempenho muito acima do esperado (as
estrelas, muito poucos)
Possuem quase todos os
comportamentos abaixo, de forma consistente:
- Pensam muito estrategicamente – redefinem seu próprio
cargo para atender as necessidades do negócio
- Consistentemente elevam o nível das expectativas
esperadas, fazem muito mais do que lhe é pedido
- Descobrem meios de aumentar a eficiência do
trabalho, melhoram processos, reduzem custos, de forma proativa
- Resolvem grandes problemas ou descobrem novas
oportunidades sem necessidade de supervisão
- São reconhecidos como especialistas pelos demais
colaboradores
- Compartilham conhecimento como um processo, orientam
outras pessoas regularmente
- Ajudam a que os outros sejam mais produtivos,
melhorando o ambiente de trabalho
- Comunicam-se de forma efetiva dentro e fora da
organização
- Atraem apoio e recursos adicionais
- Pessoalmente comprometidos em fazer com a equipe
inteira apresente resultados melhores
Não deve haver surpresas
Nada relacionado ao
desempenho deve ser surpresa para as pessoas por ocasião do processo de
avaliação de desempenho. O gestor deve comunicar claramente à equipe quais são
suas expectativas e deve compartilhar sua visão (e de outros) com o colaborador
pelo menos duas ou três vezes ao ano.
Se você for um
subordinado e não estiver recebendo esse feedback de seu gestor,pergunte: Como estou indo? Estou atendendo suas
expectativas? Como estou em comparação com outras pessoas? Você me vê como
alguém que atinge suas metas ou as supera?
Como gestor, crie uma
escala de desempenho que seja adequada para você. Então compartilhe-a com a
equipe antes do processo formal de avaliação.
Mostre,
com antecedência, que a maioria das pessoas estará no Nível 3, aqueles que
atingem o desempenho adequado e explique o que é necessário para ir a níveis
superiores. Dê exemplos de casos que extrapolam a descrição do cargo. Defina
claramente o que é o nível 5.
Deixe claro que a descrição de cargo
não é uma prisão perpétua.
Interessante quando a situação não é fácil de avaliar diretamente e você precisa de indicadores indiretos para avaliar o desempenho e os resultados!
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