29 de janeiro de 2015
Como delegar de maneira efetiva
Tommaso Russo
O estilo de liderança de
cada chefia é diferente e circunstancial: depende da tarefa, da aptidão e
conhecimento de cada membro da equipe, tempo e recursos disponíveis e os
resultados esperados.
Os supervisores, gerentes e
líderes de equipes tomam decisões diárias, de acordo com a situação. É
necessário promover o envolvimento e empoderamento dos colaboradores, de tal
forma que a equipe subordinada possam contribuir com seu melhor para o alcance
dos objetivos da área. Esse empoderamento depende da forma na que a delegação
de autoridade da chefia para o time é feita. Algumas sugestões vão ajudar a que
os subordinados tenham sucesso na execução das tarefas delegadas.
Sempre
que possível, ao delegar um trabalho, permita
que o subordinado execute a tarefa por inteiro (se a tarefa completa não
puder ser totalmente delegada, o colaborador deve entender como a tarefa se
relaciona com o processo como um todo; pessoas desempenham melhor quando lhes é
mostrado o contexto completo).
Assegurar-se
que o subordinado entendeu exatamente o
que é esperado dele, ou seja, qual é o resultado desejado por quem delegou.
Pergunte se as instruções foram compreendidas, analise o trabalho feito ou peça
que lhe seja dado um feedback no término da tarefa.
Se
você souber qual exatamente o resultado esperado da tarefa ou como o produto
resultante deve ser, divida essa visão
com o subordinado. O executor deve fazer da forma certa e não deve ser
enganado, achando que qualquer resultado vai servir, a menos que a chefia pense
exatamente assim.
Estabelecer marcos, datas ou etapas
chave da tarefa para fazer o follow-up. Isso é crítico, já que
fornece o andamento da tarefa que a chefia precisa controlar, sem que haja um
microgerenciamento da pessoa ou da equipe (por exemplo, perguntar dia sim, dia
não “como as coisas estão indo”). Assim é possível influenciar a direção em que
o projeto ou a tarefa caminha ou as decisões tomadas pelos indivíduos ou pelo
grupo, avaliando resultados (ou a falta de resultados) concretos.
Definir os indicadores que serão
utilizados para avaliar se os objetivos da tarefa foram cumpridos
(essa providência também faz com que a avaliação de desempenho das pessoas seja
mais objetiva e menos subjetiva).
Estabelecer
com antecedência como será o
reconhecimento dado às pessoas ou ao grupo quando a tarefa delegada for
finalizada com êxito.
Estabelecer rotinas de
delegação efetiva de tarefas como um
estilo de liderança é um processo que leva tempo e consome energia das chefias,
mas que é amplamente compensado pelo desenvolvimento e pela efetividade do
trabalho desenvolvido. Pessoas confiantes e que se sentem capazes normalmente
são efetivamente capazes.
Baseado no artigo “Delegation
as a Leadership Style”, publicado em http://humanresources.about.com/cs/manageperformance/a/delegation.htm?utm_campaign=list_humanresources&utm_content=20150122&utm_medium=email&utm_source=exp_nl
Marcadores:
Comportamentos,
liderança,
Treinamento e Desenvolvimento
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