30 de abril de 2015
A motivação dos colaboradores depende da chefia
Tommaso Russo
O impacto das chefias na motivação dos
colaboradores é enorme. Através das palavras, da expressão corporal ou facial o
chefe mostra sua opinião sobre o valor que dá a seus subordinados.
Ou seja, as lideranças são o fator mais
importante na construção da motivação e da moral dos colaboradores da
organização. Sentir-se valorizado pelo chefe é tão importante para as pessoas
quanto o tipo de trabalho, remuneração adequada, oportunidades de desenvolvimento
e crescimento profissional.
Motivar a equipe é um desafio e, ao
mesmo tempo, bastante simples. É necessária atenção constante do impacto que o
chefe provoca no ambiente de trabalho.
Vamos a alguns exemplos:
O
início do dia
A chegada do chefe e os primeiros
contatos com a equipe no início do expediente causam um enorme impacto no
ambiente. É preciso começar o dia de modo certo. Caminhar pelo setor e
cumprimentar as pessoas. Compartilhar o otimismo, confiança e as expectativas
sobre o que vai ser um bom dia de trabalho.
Palavras e expressões simples, tais como
um Muito Obrigado, Por Favor, Bom Trabalho mostram que a chefia gosta de
trabalhar com pessoas e que valoriza seu trabalho.
A
falta de definição de objetivos e expectativas claras é uma das falhas básicas
das chefias. Muitas vezes, a liderança acredita que explicou exatamente quais
os resultados esperados, prazos e especificações do trabalho a ser feito, mas a
forma da comunicação não foi a mais adequada, e o nível de entendimento pela
equipe foi baixo. Ou, alguma característica das tarefas mudou – no meio do dia,
do mês, do ano. Enquanto as mudanças foram comunicadas – normalmente mal – as
razões das mudanças quase nunca são discutidas. Ou seja, as pessoas não sabem
mais o que fazem e porque estão fazendo. Essa perda de significado do trabalho
não ajuda na motivação ou moral das pessoas. Se mudanças são necessárias – e
acontecem toda hora – a chefia deve comunicar claramente à equipe porque a
mudança é necessária, novas metas ou procedimentos; enfim, a chefia deve
compartilhar com a equipe tudo o que sabe.
O feedback regular
motiva as pessoas
O
primeiro elemento motivador das pessoas é saber como estão indo no trabalho: se
fizeram as coisas do jeito certo ou se a chefia não focou satisfeita com o
resultado. Essa informação deve ser feita o mais rapidamente possível: em
geral, nas avaliações regulares de desempenho, um tempo considerável já passou
após os fatos. Um feedback imediato motiva as pessoas a corrigir suas eventuais
falhas de imediato. Uma rotina semanal ou quinzenal de feedback pode fazer
maravilhas para a motivação e a moral dos subordinados.
As pessoas precisam
conhecer as consequências do bom trabalho e do trabalho não tão bom assim
Em conjunto com as rotinas de feedback,
os colaboradores precisam de reconhecimento e recompensas por bons resultados,
mesmo que essas recompensas não tenham valor monetário significativo. As
pessoas precisam também de ações disciplinatórias progressivas quando não
conseguem atingir os resultados esperados: se isso não existir, a moral dos
bons colaboradores estará em risco. Nada desmotiva mais as pessoas que
problemas não atacados ou atacados de forma inadequada. Muitas vezes, essas
ações dependem de decisões pessoais da chefia, mas o que importa é a
consistência, ou seja, os subordinados sabem o que é o esperado deles e as
consequências quando as coisas não correm bem.
Não é mágica, é
disciplina
As chefias frequentemente perguntam como
podem motivar seus subordinados. O problema é que esta é a pergunta errada. O
que deve ser questionado é como a chefia pode criar um ambiente onde as pessoas
escolham ser motivadas por seus objetivos e suas atividades. A resposta não é
difícil: em geral, as pessoas sabem o que as motiva. Ou seja, as chefias sabem
o que devem fazer para criar e manter esse ambiente. Só que isso deve ser feito
de maneira consistente, disciplinado, incorporando essas rotinas nas
habilidades da liderança. A característica comum a muitas empresas de sucesso é
ter pessoas disciplinadas, trabalhando de forma disciplinada todos os dias.
Deve haver tempo para as
pessoas
Um fator chave para a motivação é o
tempo que as chefias interagem com sua equipe, com qualidade. Por exemplo,
reuniões trimestrais de avaliação de desempenho da equipe e de situação das
metas, agendadas com antecedência, mostram para os colaboradores as
oportunidades de obter o tempo e a atenção da chefia para a discussão de
assuntos da área.
Desenvolvimento é
motivação
A maioria das pessoas quer melhorar suas
habilidades no trabalho, não importa por que razão: uma promoção, mudança de
atividade, um novo cargo ou uma posição de chefia. E elas irão apreciar muito a
ajuda da chefia nisso. Lideranças devem conversar com seus subordinados sobre
mudanças que podem ser feitas no trabalho para melhorar os resultados e atender
melhor o cliente interno ou externo. As chefias podem assumir alguns riscos
calculados para desenvolver as habilidades dos colaboradores. Conhecer e saber
das pessoas o que os motivaria, quais seus objetivos de carreira e o que
gostariam de atingir profissionalmente. Dentro do possível, podem ser
estabelecidos planos de desenvolvimento para cada subordinado e apoiar sua
execução. As reuniões de feedback são boas oportunidades de formalizar esses
planos de desenvolvimento às pessoas. Auxiliar na carreia é motivar e
Colaboradores esperam que seus chefes
saibam as metas e as estratégias da organização e da área. Quanto mais puder
ser compartilhado com a equipe, melhor.
Reuniões regulares para comunicação,
troca de ideias, explicação de políticas da empresa, preparação para visitas de
clientes e fornecedores são ferramentas simples e eficazes de mostrar ás
pessoas o que está acontecendo. Antes de implantar políticas que possam afetar
as pessoas de sua área, os gestores devem provocar discussões e colher dados
junto à equipe. Forças tarefa para a discussão e solução organizada de problemas
e para melhorias de processos estimulam o comprometimento e a moral das
pessoas. Mas acima de tudo, a organização deve promover a compreensão junto aos
chefes de que eles são os responsáveis pelas suas ações, pelas ações das
pessoas que lidera e pelos resultados da área sob sua responsabilidade.
Não é difícil de entender: se o chefe
não está contente com o desempenho de pessoas contratadas, pelo nível de
conhecimento e treinamento dos executores das atividades, se as metas de vendas
e de produção não são atingidas, os prazos estouram, afinal, quem é o
responsável? Se o chefe assume suas responsabilidades, seus liderados irão
respeitá-lo e segui-lo. Fica criado um clima no qual as pessoas escolher
estarem motivados.
Desenvolvimento
das lideranças
Os planos e ações de desenvolvimento
para as lideranças devem conter alguns conteúdos simples, que são as
ferramentas mínimas para a motivação da equipe. Como quaisquer outras, essas
habilidades devem ser ensinadas e acompanhadas pelo RH. São elas:
Fornecer
feedback
Técnicas
de reconhecimento e elogios
Tratamento
progressivo para baixos desempenhos
Saber
fornecer instruções e orientações de forma clara e compreensível
Saber
entrevistar e escolher os candidatos certos
Delegação
de tarefas e projetos
Saber
ouvir efetivamente
Escrever
relatórios, correspondência, controles e avaliações de desempenho
Realizar
apresentações
Gestão
do tempo
Planejar
e executar projetos
Solução
de problemas e melhoria contínua de processos
Tomar
decisões efetivas
Organizar
e coordenar reuniões
Formar
equipes e indivíduos efetivos
Baseado
no artigo You Can MakeTheir
Day: 10 Tips for the Leader About Employee Motivation, publicado em http://humanresources.about.com/od/motivationsucces3/a/lead_motivation.htm
Marcadores:
liderança,
Motivação,
Treinamento e Desenvolvimento
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