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Múltiplas metas / múltiplas comissões
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Divisão de comissões
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Descrição
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Cada participante da venda possui uma meta
própria e recebe o incentivo correspondente a cada contrato fechado
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A
comissão total da venda é dividida entre os participantes da venda
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Vantagens
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Incentivo a que todos participem do processo da
venda, já que todos possuem metas e recebem os incentivos correspondentes
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Custo
total com as comissões definido
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Desvantagens
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· Difícil avaliação da produtividade de vendas
· Risco de excesso de pessoas envolvidas em relação
ao valor / complexidade da venda
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· Risco de competição interna e vendas tecnicamente
inadequadas
· Subjetividade da definição da divisão da comissão
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Quando utilizar
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· Quando a necessidade de participação das áreas
for previsível por tipo de venda
· Quando o trabalho em equipe for imprescindível
para a venda adequada
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· Quando for difícil prever quem deve participar do
processo
· Quando é necessário indicar os participantes da
venda caso a caso
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30 de abril de 2015
Quem comissionar pelas vendas?
Tommaso Russo
Para alguns tipos de empresa, a
decisão de quem recebe a comissão sobre as vendas não levanta nenhuma dúvida,
pois todo o processo de prover o cliente com os produtos ou soluções fica a
cargo de apenas um profissional, sem a necessidade de apoio ou suporte de
outras áreas da empresa. Quem recebe a comissão é o vendedor e ninguém mais.
Para outros tipos de empresas,
entretanto, a decisão de quem deve receber a comissão sobre as vendas é um
pouco mais complexa: quando a venda é o produto da atuação conjunta de diversas
áreas da empresa.
É o caso, por exemplo, de vendas
que envolvem uma gama ampla de produtos ou serviços, que demandem
desenvolvimento de produtos ou processos customizados ou que combinem
conhecimento profundo dos processos dos clientes e grande expertise para
implementação.
Outras vezes, o envolvimento na
venda envolve duas ou mais filiais de vendas, como quando o cliente fecha o
negócio com uma filial, mas o produto ou serviço – que demanda serviços de
instalação, relacionamento, implementação e pós-venda – é entregue em região
abrangida por outra filial.
Em ambos os cenários, o desafio é
como remunerar todos aqueles que colaboraram para o fechamento do negócio sem
que o custo da venda cresça e sacrifique as margens. Duas alternativas são possíveis:
comissões múltiplas ou divisão da comissão. A melhor escolha depende das
características do plano de incentivos de vendas praticado pela organização.
Em planos onde a comissão é determinada por metas de vendas (onde a
cada venda corresponde uma porcentagem do valor previsto do incentivo ao invés
de uma porcentagem do valor da venda em si), o comissionamento mais apropriado
é o de múltiplas metas / múltiplas comissões. Para os colaboradores de cada
área que participa dos processos de venda é previsto o pagamento de um
incentivo associado a uma meta pré-definida de vendas. A cada venda fechada, a
comissão correspondente é calculada e paga dentro da meta prevista. Os valores
de comissão de cada área são definidos com base no montante total que a empresa
deseja gastar com custos de comissões sobre as vendas. Esse modelo incentiva a
participação de todas as áreas no processo, já que todos os envolvidos
perseguem o atingimento de “sua” meta de vendas.
Quando a política de incentivos prevê o pagamento de comissão sobre o
valor da venda, a alternativa preferível é dividir o valor da
comissão por todos aqueles que participaram diretamente do fechamento do
contrato. Nesse modelo, quando duas pessoas envolveram-se na venda, a comissão
é dividida na base 50 / 50 (ou qualquer outra proporção a ser definida com base
na participação de cada parte).
Essa prática, entretanto, requer
gestão mais cuidadosa por parte da chefia. Pode existir a tendência do vendedor
priorizar vendas que não necessitem a participação ou contribuição de outras
áreas, ou oferecer soluções não adequadas tecnicamente:as áreas especialistas
não foram envolvidas pois o vendedor não quis perder parte de sua comissão.
Além disso, a proporção da comissão a ser paga aos participantes da venda
depende de uma avaliação caso a caso da efetiva participação de cada parte no
esforçono processo. Essa decisão pode consumir muito tempo por parte da chefia
e, sendo uma avaliação em boa parte subjetiva, causar sentimento de injustiça e
desmotivação. Apesar dessas dificuldades, o modelo de divisão da comissão deve
ser utilizado já que garante que o custo total com comissão de vendas permaneça
dentro dos limites estabelecidos pela empresa.
O quadro abaixo resume as duas
alternativas
Extraído de
Who GetsCredit for theSale?,
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