28 de maio de 2015
Mantendo seus melhores colaboradores felizes
Tommaso Russo
Seus melhores
colaboradores são aqueles que fazem a organização avançar – são mais criativos,
mais produtivos e agregam mais valor ao seu trabalho. Assim, manter essas
pessoas felizes deve ser uma prioridade, porque são muito difíceis de
substituir.
Seguem algumas ações de
como isso pode ser feito:
Saiba
o que os motiva
Seus melhores empregados
são intrinsicamente motivados. Isso quer dizer que se motivam mais pelo
trabalho e seus resultados e menos por recompensas extrínsecas, como dinheiro e
folgas. É ótimo oferecer benefícios e recompensas, mas para torná-los mais
entusiasmados, dê-lhes projetos importantes para tocar, alinhados com seus
interesses profissionais, juntamente com a liberdade de atingir resultados
melhores que o esperado.
Tire
da frente os obstáculos
A atividade principal de
um bom líder é remover obstáculos para que as pessoas possam trabalhar, mas
isso é especialmente importante para os melhores colaboradores. Pense
especificamente em quaisquer guerrinhas políticas que possam enfrentar para
atingirem seus objetivos. O objetivo é manter mantê-los focados nos resultados.
Trate-os
de maneira desigual
Os melhores empregados não
são iguais ao restante das pessoas e tratá-los igual a todos não vai ajudar a
organização. Quando são tratados da mesma maneira que os outros, recursos
valiosos da organização estão sendo desperdiçados. Pense neles como
investimento – quando investe nos melhores colaboradores, a empresa está tendo
um retorno muito maior.
Envolva-os
na visão geral
Os melhores colaboradores
entendem que existe uma visão maior em jogo e querem saber como seu trabalho
contribui para isso. Assim, não esconda informações. Comunique-se com eles.
Envolva-os no processo. Seja transparente. É um grande fator motivador e,
certamente, vão brotar novas ideias que podem contribuir para a última linha do
balanço.
Seja
flexível
Flexibilidade pode ser
interpretada de várias maneiras nesse caso:
- Não os obrigue a vir
todo o dia para o escritório. Deixe-os trabalhar à distância
- Não os force a cumprir o
horário de entrada e saída. Deixe-os chegar mais tarde e trabalhar até tarde ou
chegar mais cedo e sair mais cedo.
- Não os obrigue a cumprir
o dresscode da companhia, quando isso não tiver influência em seus resultados.
Jeans nunca ofenderam ninguém.
- Não os force a cumprir
políticas e regras estúpidas (você sabe exatamente do que se trata)
- Enquanto estiverem sendo
produtivos e atingindo suas metas, deixe-os fazer o que gostam. A organização
vai ter maior retorno se estiverem felizes e confortáveis.
Forneça-lhes
feedback crítico
Seus melhores
colaboradores estão constantemente questionando seu trabalho e tentando
descobrir maneiras melhores para fazê-lo. Então apenas dizer sempre que eles
são o máximo não os ajuda muito. Quando fornece um feedback bem planejado e
crítico sobre seu trabalho, a organização na verdade demonstra que reconhece e
valoriza seus esforços e que deseja desenvolvê-los para que se tornem cada vez
melhores.
Não
desperdice o tempo deles
Obrigar seus melhores
colaboradores a largar o que estão fazendo para participar de uma reunião que
trata de assuntos irrelevantes para eles tira-os do foco e prejudica sua
produtividade. O problema não são as reuniões: o problema são as reuniões
improdutivas, desorganizadas e inconsequentes.
Promova
o pertencimento
Não subestime o papel que
a socialização tem na felicidade dos seus melhores colaboradores. Melhore o
ambiente de trabalho deles dando-lhes oportunidades para trabalhar com e
motivar outras pessoas em um time. Não somente eles aumentarão seu prazer em
estar trabalhando, mas eles podem coletivamente evoluir e desenvolverem-se.
Deixe-os
experimentar
Seus melhores
colaboradores precisam de tempo e oportunidade de testar coisas novas para mantê-los
interessados e motivados. Torne isso uma rotina. Deixe-os lidar com coisas que
são interessantes para eles, desde que estejam atingindo suas metas. Negar-lhes
isso pode muito desmotivador e se seus projetos não estejam dando certo, eles
vão abandoná-los de qualquer jeito. Isso pode parecer contraproducente, mas
eles ainda são mais produtivos que a média dos demais colaboradores e se
sentirão mais realizados no trabalho.
Extraído de 5 Waysto Drive Performance in YourWorkplace,
publicado em http://www.tlnt.com/2015/02/24/tlnt-whitepaper-5-ways-to-drive-performance-in-your-workplace/
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