29 de abril de 2012
O comprometimento dos colaboradores nas empresas brasileiras
A pesquisa exclusiva da Mercer What’s Working™, que examina o
ponto de vista dos empregados em relação ao trabalho, foi realizada entre o 4°
trimestre de 2010 e o 2° trimestre de 2011 com aproximadamente 30 mil
empregados em 17 países sendo que 1.200 representam o Brasil. A última edição da pesquisa
no Brasil foi realizada em 2004.
A seguir um extrato das principais conclusões da pesquisa:
1.
Comprometimento - No total, 56% dos profissionais no Brasil estão considerando seriamente
deixar sua organização no momento. Isso representa um aumento significativo em
relação aos 12% revelados em 2004. Daqueles que declaram a intenção de sair,
45% estão na organização no período de um a quatro anos, 40% entre 35 e 54 anos
e 60% não compõem o quadro administrativo. Dentro dos níveis de administração e
alta administração, entretanto, 67% desejam sair. A apatia também é evidente
entre 15% dos trabalhadores brasileiros, que não sabem se gostariam ou não de
deixar a empresa onde trabalham: sua pontuação no nível de comprometimento
(41%) é bastante inferior aos que não consideram sair (79%) e os que pensam
seriamente em deixar a empresa (75%)
2.
Valores - Os fatores mais valorizados pelos empregados no trabalho foram:
i.
Avanço na carreira
ii.
Remuneração básica
iii.
Oportunidades de treinamento
iv.
Trabalhar em uma organização respeitável
v.
Tipo de trabalho
vi.
Bônus e outros incentivos
vii.
Cobertura do plano de saúde
viii.
Plano de pensão
ix.
Reembolso com despesas de estudo
x.
Programas de bem-estar
3.
Remuneração - Os
fatores relacionados a salários obtiveram em 2011 uma pontuação maior que a
obtida em 2004, refletindo os impactos do desenvolvimento econômico do país.
Houve também um aumento na percepção do papel das avaliações de desempenho e da
meritocracia como fatores para o estabelecimento da remuneração.
4.
Benefícios - Hoje,
63% dos profissionais classificam seus programas de benefícios como bons ou
muito bons; entretanto, apenas 56% acham que os benefícios oferecidos por sua
empresa são iguais ou melhores aos disponibilizados por outras organizações do
setor (60% para homens contra 51% para mulheres).
O
valor dos benefícios na atração e retenção é apontado por 61% dos entrevistados
como um fator significativo para a permanência na empresa atual e 59%
caracterizam como um fator importante ao entrarem para a empresa.
5.
Papel das lideranças - Em
2011, a opinião dos colaboradores sobre sua liderança foi pior em geral que os
valores obtidos em 2004, indicando que esta não tem evoluído na mesma proporção
que as necessidades dos colaboradores:
Marcadores:
liderança,
Motivação,
Remuneração,
Retenção de pessoas
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