31 de maio de 2013
Como perder as melhores pessoas da sua empresa
Tommaso
Russo
Aplique
esses dez mandamentos para garantir que seus melhores colaboradores irão deixar
sua empresa:
I
– Trate todos do mesmo jeito – a igualdade de tratamento parece ser
politicamente correto. Mas, lamentamos informar, as pessoas não são iguais.
Algumas valem mais, pois trazem mais resultados. O correto é não tratar todos
de maneira igual, é tratar todos de maneira justa.
II
– Seja tolerante com a mediocridade – pessoas nível A+ não devem nem querem
trabalhar com pessoas de nível C-.
III
– Estabeleça políticas e procedimentos idiotas –Os bons colaboradores querem
orientação e objetivos, mas não querem uma burocracia que atrapalhe seu
trabalho ou que seja incoerente com os valores que a organização diz serem
importantes.
IV
– Não reconheça bons resultados ou contribuições das pessoas – Não esqueça que
os comportamentos e atitudes que a organização deseja devem ser reconhecidos e
recompensados imediatamente. Ignorá-los significa que valores são apenas uma
placa que se pendura na portaria da empresa para impressionar clientes.
V
– Não deixe que o trabalho seja divertido – Onde está a regra que diz que o
trabalho deve ser sério? O trabalho e o ambiente devem ser mais leves e
divertidos, para que os colaboradores se animem a vir trabalhar todos os dias.
Não se esqueça de proporcionar flexibilidade no trabalho, sempre e onde for
possível.
VI-
Não mantenha as pessoas informadas – Tanto o belo deve ser divulgado, mas
também o sujo e o malvado. Se você não comunicar, a rádio peão vai.
VII
– Supervisione o trabalho em detalhes – mande as pessoas fazerem o que você
quer e como você quer. Nunca diga por que as coisas devem ser feitas e qual a
importância do trabalho de cada um para a organização.
VIII
– Não tenha uma estratégia de retenção de talentos – a organização deve ter uma
lista das pessoas que ela não quer perder; ao lado de cada nome, escreve o que
está sendo feito ou o que será feito para garantir que a pessoa mantenha-se
motivada e não queira procurar outro lugar para trabalhar. Ah, e a resposta não
deve ser apenas “mais dinheiro”.
IX
– Não perca tempo com seus talentos – em vez disso, procure “salvar” as pessoas
de baixo desempenho; espere que os talentos avisem que estão saindo para
descobrir o que a organização deveria ter feito para retê-los.
X
– Faça de seus programas de integração um tédio – empregados são mais
impressionáveis durante os primeiros 60 dias no emprego. Qualquer informação
recebida nesse período irá fazer com que o novo colaborador fique ou desista da
organização. Assim, faça de sua integração um desfile de políticas,
procedimentos, regulamentos internos mal ajambrados e apresentados de maneira
mais chata possível.
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