26 de agosto de 2013
Desenvolvendo colaboradores que não são “líderes naturais”
Tommaso Russo
Não é difícil reconhecer líderes
natos quando conhecemos um, mas a maioria dos líderes é desenvolvida e treinada
para isso. Se na sua organização existem colaboradores com potencial para serem
futuros líderes, há uma série de ações que podem ser tomadas para ajudá-los a
desenvolverem-se.
Disponibilize oportunidades para a tomada de
decisões
Bons
líderes têm autoconfiança para tomar decisões de forma autônoma. Um dos
melhores modos de construir essa confiança é dar-lhes a oportunidade de tomar
algumas decisões importantes sozinhos. Não só o empoderamento para assumir
decisões aumenta a confiança, mas também proporciona ao colaborador a
possibilidade de pensar de maneira crítica, medindo as consequências de suas
escolhas e considerando os interesses da organização.
Quando um colaborador é
responsável por tomas uma decisão sem contar com seu chefe, ele deve pesar os
interesses de todos os envolvidos e alinha-se melhor com as metas e objetivos
da empresa. A responsabilidade por decisões dá ao colaborador um sentimento de
“dono” e de responsabilidade sobre seu trabalho, o que aumenta seu engajamento.
A próxima vez que um colaborador perguntar o que deve ser feito, em vez de
simplesmente dar-lhe uma ordem, pergunte “O que você acha que devemos fazer?”.
Encoraje
os colaboradores a perseguir seus sonhos
Não existe melhor maneira de
conseguir coisas importantes do que gostando daquilo que se faz. Outra maneira
de transformar colaboradores em líderes é saber deles suas paixões e em que
posição eles gostariam de ver a si mesmos e à organização no futuro. Dando-lhes
a visão de como eles podem atingir esses objetivos através do trabalho
demonstra o interesse da empresa em seus anseios e como suas contribuições são
valorizadas.
Descobrindo o que motiva e
entusiasma seus colaboradores e dando-lhes a oportunidade de seguir esse
caminho ajuda a que se sintam realizados. Mesmo quando os interesses dos
colaboradores estão fora do trabalho (esportes, ações sociais), encoraje-os a
organizar essas atividades e envolver colegas nelas. A satisfação com as
conquistas de alguém não é algo que possa ser ensinado, mas é um sentimento que
se espalha e pode motivar outros colaboradores.
Facilite o aprendizado
O conhecimento constrói a
confiança e dá poder às pessoas. Bons líderes estão continuamente aprendendo e
questionando de como as coisas podem ser feitas de forma melhor. Sugerir a
leitura de livros, artigos e blogs pode motivar os colaboradores no estudo
constante e regular. A importância de aprender sempre deve ser enfatizada,
principalmente através de exemplos e iniciativas da organização. Quanto mais
oportunidades de aprendizagem, mais eles podem contribuir para o próprio
crescimento pessoal e profissional.
Reconheça
as conquistas
O reconhecimento do bom
desempenho dos colaboradores não só dá confiança, mas também alimenta um senso
de orgulho daquilo que fazem. Investir tempo e recursos no bem estar das
pessoas fortalece a cultura da organização e forma habilidades de liderança.
Seja um elogio público em uma reunião, um presente em uma convenção ou mesmo
uma mensagem de agradecimento, pequenas doses de reconhecimento demonstram que
o colaborador está no caminho certo. Adicionalmente, se existe uma cultura de
reconhecimento, os colaboradores estarão mais abertos a reconhecer o trabalho
dos colegas, levando a um círculo virtuoso de comportamentos que são desejáveis
em um líder.
Bons líderes, inatos ou criados,
fazem a diferença em uma organização de sucesso; por isso é fundamental que
exista um ambiente onde os líderes tenham oportunidade de florescer.
Adaptação do
artigo Developing Employees Who Aren’t
Born Leaders, publicado em http://smartblogs.com/leadership/2013/07/16/developing-employees-who-arent-born-leaders/
Marcadores:
liderança,
Treinamento e Desenvolvimento
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