30 de abril de 2014
Motivos porque as pessoas odeiam o chefe
Tommaso
Russo
Na
perspectiva dos colaboradores, a diferença entre um bom chefe e um mau chefe é
a maneira como ele faz as pessoas se sintam no trabalho. Eles também avaliam a
chefia pelo apoio – ou falta de – que recebem para poderem desenvolver bem suas
tarefas.
Pessoas
são muito tolerantes com muitos comportamentos ruins do próprio chefe. Muitas
chefias são mal treinadas, não ligam para seus subordinados e não se
responsabilizam por suas decisões e pela sua relação com eles. Práticas
inadequadas de gestão possuem um peso considerável em uma relação de ódio dos
subordinados pelo chefe.
Se
algumas das características abaixo são percebidas, provavelmente a chefia é
odiada pelos subordinados. Eles podem
até gostar dele enquanto pessoa, mas vão odiá-lo como chefe. Se as más atitudes
persistirem, o resultado é que ele também será odiado como ser humano.
O chefe não sabe o que ele
está fazendo
Ele é
competente em seu cargo? Essa é primeira pergunta que os subordinados fazem
quando analisam o trabalho do chefe. Ele fornece a liderança que os empregados
precisam? Ele dirige as pessoas de modo que estas sentem que ele sabe o que
está acontecendo na organização? Ele transmite às pessoas a visão que os
objetivos de sua área fazem parte de algo maior?
A pior
manifestação de que o chefe não sabe o que está fazendo é dar informações
erradas às pessoas e mentir quando for confrontado com a realidade. É mostrar
incompetência quando apresenta dados errados ou incompletos, ou interpreta os
números incorretamente quando os apresenta à equipe. Esta percebe quando o
chefe está mentindo ou finge saber de coisas que não sabe ou ainda quando esconde
informações que prejudicam o trabalho da área. As pessoas vão odiar o chefe por
isso.
O chefe não sabe o que
eles estão fazendo
Não é
necessário saber os detalhes das tarefas de cada subordinado para ser um bom
chefe. Mas é necessário saber o suficiente para poder liderá-los. A chefia deve
conversar constantemente com a equipe para saber como cada um está progredindo
e os problemas que estão enfrentando para executar suas atividades. Se o chefe
deve tomar decisões a respeito do trabalho de um subordinado, ele tem que saber
mais que um mínimo do trabalho. Se o chefe acha que deve dizer o que deve ser
feito e como deve ser feito (o que não é recomendável), significa que ele deve
saber mais que a pessoa que executa o trabalho. Se não sabe – o que é bem comum
– o subordinado vai odiar o chefe.
O
chefe trata mal as pessoas
Quando o
chefe mostra falta de respeito pelas pessoas, ele magoa seus sentimentos,
destrói a autoconfiança e a autoestima. Além disso, quem trata as pessoas sem
respeito, jamais terá o respeito delas. Desrespeitar as pessoas é não ouvi-las,
menosprezar suas ideias e criticá-las injustamente. É convocá-las para uma
reunião de última hora, sem respeitar os compromissos já assumidos por elas,
não liberar as férias previamente agendadas e não fornecer os recursos
prometidos a tempo para a execução do trabalho. Os colaboradores sabem quando
estão sendo desrespeitados e vão odiar o chefe por isso.
Tudo gira ao redor do
chefe
O chefe é
o centro do mundo dos colaboradores? Tudo começa e termina com ele? Por
exemplo, o trabalho das pessoas é orientado para que o chefe sempre saia bem na
foto. Ou pior, ele castiga a equipe por erros ou metas não atingidas porque
isso vai prejudicar sua imagem. Quando tudo gira ao redor do chefe, as pessoas
vão odiá-lo por isso.
O chefe é um idiota ou
um cabeça-dura
Ou
qualquer “elogio” a escolher. O chefe é uma pessoa pouco razoável, egoísta,
manipuladora ou estúpido no tratamento a seus subordinados. É uma prima-dona
exigindo a atenção e a aprovação das pessoas – sempre. Ele não pensa nas
consequências de suas decisões nos sentimentos das pessoas. Fala mal pelas
costas de um subordinado aos colegas da equipe. Joga as pessoas umas contra as
outras, oferecendo recompensas pelo melhor projeto. E ainda fala de outros
chefes como sendo “uns idiotas” e agindo exatamente igual a eles. E por isso
que as pessoas vão odiá-lo.
O chefe microgerencia
bons empregados
Até bons
chefes podem avaliar incorretamente quanto de supervisão direta um empregado
precisa. Quando se confia no colaborador e o deixa decidir como irá executar
suas tarefas, obtêm-se suas melhores contribuições. Se o chefe microgerencia o
trabalho da pessoa, dizendo em detalhes como o trabalho deve ser feito, nunca
vai se conseguir a energia criativa e o potencial que o colaborador pode
oferecer.
É claro
que colaboradores recém-admitidos, pessoas em treinamento ou que mudaram de
função há pouco tempo precisam de mais orientação. Mas se o chefe não vai
”soltando” as pessoas com o tempo, ele tem um problema. Microgerenciar bons
colaboradores vai fazer com que eles odeiem o chefe – ou vai fazê-los fugir
dele o mais rápido possível.
O chefe age como se as
pessoas não tivessem vida fora da empresa
As chefias não precisam saber todos os
detalhes da vida de seus subordinados, mas deve agir pensando que, de fato,
eles têm uma vida pessoal fora do trabalho. Pedir para que trabalhem fora do
expediente normal, mandar que trabalhem mais e lhes dar mais trabalho do que
eles podem dar conta vai estressá-los. Em geral, as pessoas querem trabalhar
direito, mas também possuem responsabilidades em casa, com a família e com
amigos, trabalhos voluntários, prática de esportes e muito mais. Ser
razoavelmente flexível e compreensivo vai ter como consequência o respeito da
equipe. De fato, as gerações mais novas, ao contrário de seus colegas mais
velhos, gostam de certa flexibilidade e tempo livre para seus outros
interesses. Se o chefe impedir isso, vai perder o colaborador: e aquele que
deixa a empresa não será o medíocre ou o acomodado, já que estes não têm os contatos
e o currículo bons o suficiente para conseguir uma nova colocação. Se o chefe tenta fazer com as pessoas se
sintam culpadas, ignore a vida privada delas ou se sinta “traído” quando elas
têm outras prioridades, elas vão odiar o chefe – e as melhores deixarão a
empresa.
O chefe não dá o
crédito devido aos subordinados
Empregados
gostam de serem reconhecidos por seus resultados e conquistas. Gostam que seus
colegas os elogiem e os tenham em alto conceito. Quando o chefe toma para si o
crédito pelas ideias e resultados dos subordinados, está cavando sua própria
sepultura. Em uma reunião com as equipes, um alto executivo vai falar de uma
boa ideia trazida pelo chefe e todos sabem que a ideia não é dele. O chefe vai
levar o crédito por algo que foi feito pelos subordinados – mas ninguém
reconhece os subordinados. A equipe perderá a confiança no chefe e, se essa
situação se repete, as pessoas vão odiar o chefe por isso.
O chefe não apoia a
equipe
No
momento em que um subordinado percebe que, ao invés de apoiar e refletir porque
determinada meta não foi atingida, o chefe simplesmente põe a culpa nele, já
era. Mesmo que o chefe esteja decepcionado com o desempenho da pessoa,
criticá-la publicamente só irá causar vergonha perante a equipe. Ao invés de
obter a aprovação dos executivos, o chefe vai ficar conhecido como aquele que
joga a equipe debaixo do trem quando as coisas não dão certo. E a equipe vai
odiar o chefe por isso.
O
chefe assedia as pessoas
O assédio moral é um dos comportamentos mais
associados às chefias. É intimidar os subordinados com ameaças à pessoa e seu
emprego. É diminuí-los, acabando com sua autoconfiança e autoestima com
críticas, xingamentos e expondo-os ao ridículo. Na verdade não é fácil
descrever o que é assédio, mas os empregados sabem quando estão sendo
assediados e eles odiarão o chefe por isso.
_________________________
Os comportamentos descritos acima são inaceitáveis
no ambiente de trabalho, mas eles acontecem diariamente, em todos os lugares.
Se você, como subordinado, enfrenta algumas dessas situações, meu conselho é
que procure outro chefe, preferencialmente em outra empresa – pois uma
organização que tolera tais atitudes, não é melhor que isso. Você não precisa
perder sua vida, sua saúde e sua carreira com gente assim.
Adaptado de “10 Reasons Your
Employees Hate You” publicado em http://humanresources.about.com/od/badmanagerboss/a/10-reasons-why-your-employees-hate-you.htm?nl=1
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