5 de agosto de 2015
Retendo seus melhores colaboradores (sem gastar mais dinheiro com isso)
Tommaso Russo
Como reter seus melhores talentos? Vejam abaixo
três alternativas além do óbvio (aumentar sua remuneração).
Incentivar trilhas claras de carreira
As pessoas querem saber se elas têm oportunidades
para crescer, aprender e desenvolverem-se. “Para onde eu vou?”é uma pergunta
humana. As organizações devem garantir que a primeira opção é em oportunidades
novas dentro da própria organização, é não que somente mudando de emprego será
possível crescer na carreira.
Isso significa tornar claro para as pessoas qual é
seu papel na empresa e para até onde esse papel pode conduzi-las. Devem
sentirem-se apoiadas, porém desafiadas a assumir novas tarefas. Devem ser
apresentadas oportunidades para que membros das equipes mudem de cargos,
assumam novos papéis e até modem de áreas até que decidam do que gostam ou não
gostam em sua posição atual.
É sem dúvida um desafio para organizações que
investiram pesadamente no recrutamento e contratação para cargos críticos. Mas
a movimentação interna de pessoas talentosas aumenta a capacidade de
compartilhar o conhecimento e de aumentar as competências e a motivação de
todos.
Incentivar a formação de relacionamentos e conexões
internas
É verdade que as pessoas deixam seus chefes e não a
empresa. Mas pessoas também permanecem ou se juntam a equipes pelo
relacionamento que têm com aqueles que lá estão. A criação de oportunidades
para que pessoas trabalhem junto a um grupo maior de colegas e aprofundem sua
relação com eles formam as conexões de como o trabalho é efetivamente
desenvolvido à parte da estrutura hierárquica.
Um dos melhores facilitadores para incentivar o
trabalho em equipe e as conexões resultantes é o reconhecimento. O estímulo
para que colaboradores expressem seu reconhecimento pela contribuição de outros
cria um círculo virtuoso de gratidão. Trabalhamos melhor junto àqueles que
reconhecem o que fazemos (um simples “obrigado” pode duplicar as chances de um
colega colaborar com outro no futuro)
Definir e incentivar um propósito no trabalho
Tão importante quanto
trabalhar com pessoas que valorizem nossa contribuição é saber que nossa
própria contribuição é importante para a organização. É o propósito - qual é o
sentido do meu trabalho? - que muitas pessoas buscam em suas atividades
profissionais. Efetivamente, saber da importância do nosso trabalho nos ajuda a
caminhar para frente.
Ou seja, cada pessoa na
organização deve compreender o propósito de seu trabalho e como ele apoia a
estrutura geral, as metas do negócio e os valores da empresa. Mostrar que cada
função é vital para atender o cliente, que traz os resultados para o negócio.
Não há posições inúteis na organização (se fossem
assim, porque pagar alguém para ocupá-la?). Às vezes, devemos auxiliar outros a
ver a importância de seus esforços dentro do grande quadro. Novamente, ações
específicas de reconhecimento são uma ferramenta importante para mostrar o
sentido do trabalho às pessoas. Descrever em detalhes para alguém como sua
dedicação em particular contribui para um resultado importante para a companhia
leva à consciência do propósito de sua função.
É descobrir aquilo que inspira os colaboradores a
darem o melhor de si, construindo um ambiente de lealdade e um sentido maior em
fazer parte de uma equipe.
Adaptado de 3 TipstoKeepYour Best
EmployeeswithoutIncreasingPay, publicado em http://www.compensationcafe.com/2015/06/3-tips-to-keep-your-best-employees-without-increasing-pay.html
Marcadores:
liderança,
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